quarta-feira, 24 de junho de 2009

A importância das TIC no proceso ensino aprendizagem

As TIC são de grande relevância no contexto educacional atual. Os nossos alunos precisam experimentar novas formas de aprendizagem, e as TIC vem auxiliar o professor nesse novo fazer padagógico.

type="application/x-shockwave-flash" quality="high" scale="noscale" salign="l" wmode="transparent" flashvars="cy=ok&il=1&channel=3026418949614954278&site=widget-26.slide.com" style="width:426px;height:320px" name="flashticker" align="middle">
Minha querida Belém!
Cidade tão acolhedora!



segunda-feira, 22 de junho de 2009

Meus alunos e as TIC

Os meus alunos não freqüentam a sala de informática. Alguns deles possuem computador em casa, outros vão até o cyber. Eles ainda não fizeram curso de informática, utilizam o computador apenas para jogar, o jogo favorito é batalha naval.


Disponível em:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAC3laJ14hhV_nBbfYXhE01eHGwvOqqEJBIGz2fI-XQOvp50WF38lvm0RS9zRbSsaWXAQc8KzaaqnGukY2kUN9y7QZCBUM0-xtGhMfj-3m1_mCSRqpNxAcZobQGqz3buZ04hDsbJqcOjk/s1600-h/CRIAN%C3%87A+COMPUTADOR.jpg
Acessado em: 22/06/2009

Formação continuada: o que é mesmo isso

A formação continuada é um processo que ocorre diariamente, inclusive na própria sala de aula, tendo em vista que a reciprocidade de experiências entre professor e aluno possibilita oportunidades de enriquecimento mútuo de saberes. A formação continuada é imprescindível na vida do profissional da educação, uma vez que assim ele tem a oportunidade de rever suas posturas, podendo inovar suas idéias; acrescentando conhecimentos significativos e proporcionando uma prática diferenciada.

Quem sou eu como aprendiz

Sou uma aluna/aprendiz que procura tirar o máximo de proveito de situações novas; uma aluna comum, interessada em adquirir novos conhecimentos e empregá-los, posteriormente, em minha sala de aula, modificando o que for necessário ou acrescentando novos subsídios para o meu trabalho.

Quem sou eu como professor

Procuro ser uma professora que tenta atrelar minha prática às necessidades da turma, pois cada turma possui uma realidade. Portanto, busco desenvolver atividades como jogos, historinhas, brincadeiras, principalmente, porque atuo nas séries iniciais e, mesmo assim, enfrento dificuldades como a falta de apoio da família no processo educacional dos alunos, contudo no decorrer do ano vou mudando esse cenário. Acredito que ensinar é contribuir no desenvolvimento do educando dentre outras coisas como criatividade, autonomia, criticidade preparando-o para a cidadania.
Os conceitos de letramento e letramento digital lançam desafios à minha prática, haja vista que o aluno que não consegue compreender, interpretar o que lê é apenas alfabetizado, limitado. Em se tratando do letramento digital, é uma necessidade atual, pois se o professor tiver domínio para envolver o aluno certamente ele avançará em seus conhecimentos e dominará mais informações e, desse modo, ajudar o educando a encontrar caminhos para novas descobertas de aprendizagem.

Minha escola e as TIC


Diante do panorama atual a escola começa a tentar se inserir diante dos desafios que surgem a todo o momento. Assim, a escola vem tentando, na última década, acompanhar essas inovações levando para dentro da instituição as tecnologias de informação e comunicação no sentido de facilitar a aprendizagem e acompanhar o cotidiano dos alunos. Porém, na escola onde trabalho essa realidade não se faz totalmente presente uma vez que a sala de informática conta com apenas três computadores, não possui coordenador e não está aberta a comunidade escolar, devido sua inadequação estrutural.

Imagem disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/escola_rodrigues_%20pinaje4.JPG

Acessada em: 22/06/09

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mensagem de boas vindas

Oi pessoal.
Sejam bem vindos!
Espero que vocês gostem de visitar o meu blog. Os conteúdos desse blog objetivam agradar a todos.